Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lan Houses desafiam o preconceito e viram opção para serviços públicos

Ir para baixo

30032010

Mensagem 

Lan Houses desafiam o preconceito e viram opção para serviços públicos Empty Lan Houses desafiam o preconceito e viram opção para serviços públicos




Experiências em pequenas cidades ou grandes capitais mostram como as lan houses podem facilmente se transformar em ferramentas educacionais ou de acesso facilitado a serviços públicos. A chave está em aproveitar a capilaridade dos estabelecimentos, que são como a maior parte dos internautas brasileiros acessam à internet.

Em Estância, cidade de 60 mil habitantes de Sergipe, a prefeitura lançou há um ano um programa em que financia o acesso de estudantes de escolas públicas municipais - e recentemente também estaduais - para que eles façam pesquisas na internet via lan houses. Um tíquete é distribuído aos estudantes, permitindo que elas utilizem cinco horas de pesquisa e uma hora de lazer por mês nas lojas de acesso à rede.

"Incentivamos a criação de uma associação de lan houses, que hoje reúne 21 delas, metade dos estabelecimentos da cidade, e distribuímos os tíquetes aos estudantes, fazendo uso da internet para alavancar o conhecimento e, ao mesmo tempo, como forma de incentivo econômico", explica o prefeito de Estância, Ivan Leite, que nesta terça-feira, 30/3, mostrou a experiência na Comissão Especial da Câmara que discute um marco legal para as lans.

Com os tíquetes, os alunos podem escolher qualquer uma das lan houses da associação - pois o contrato da prefeitura é com a entidade - o que, no entender do prefeito, colabora para criar uma competição saudável entre as lojas, fomentando a qualidade.

Outra experiência apresentada na comissão foi do uso das lan houses pela prefeitura de Salvador como instrumento para a emissão de documentos, especialmente no pré-licenciamento de empresas.

"Com o uso de 33 lan houses, porque pegamos apenas aquelas formalizadas, o prazo médio de emissão do principal documento, o termo de viabilidade de localização, caiu de 60 dias para 12 dias, ao mesmo tempo em que o número de termos emitidos passou de 800 para mais de 3 mil por mês", conta o superintendente de Controle e Ordenamento de Uso do Solo de Salvador, Cláudio Silva.

Experiências como essas, no entender dos participantes da audiência pública, são fundamentais para a eliminação da imagem negativa que ainda prevalece sobre esses estabelecimentos."As lans começaram como casas de jogos, mas com o tempo mudaram radicalmente de atividade, mas o estigma ficou", lamenta Paulo Eirado Dias Filho, do Senac de Sergipe.

Ele lembra que as lan houses podem agregar, junto ao serviço de acesso à internet, pelo menos quatro eixos de atividade: serviços públicos, como a emissão de título de eleitor, de documentos como no caso de Salvador, ou mesmo para fazer a declaração de imposto de renda; atividades comerciais, como correspondente bancário, venda de passagens, classificados; educação, por palestras online, pesquisas acadêmicas, cursos profissionalizantes; e em suporte social, como o uso de redes sociais ou simplesmente para apoio a e-mails ou pesquisa de preços.

“As lan houses são ferramentas fundamentais num país como o nosso em que elas são usadas por 82% de quem ganha até um salário-mínimo e acessa a internet. No Nordeste, elas são a forma de acesso para 68% dos internautas, no Norte, para 66%”, pondera Paulo Eiraldo Dias Filho.

Fonte: Convergência Digital
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos