Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Edital de Cultura Digital propõe transformar as lan houses em espaços de criação (RJ)

Ir para baixo

02092011

Mensagem 

Edital de Cultura Digital propõe transformar as lan houses em espaços de criação (RJ) Empty Edital de Cultura Digital propõe transformar as lan houses em espaços de criação (RJ)




Artistas de favelas são capacitados para editais de projetos nas áreas de inclusão digital e do funk

Moradores da Cidade de Deus, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, receberam, hoje (1º), orientações sobre como desenvolver projetos de criação artística na área do movimento funk e de inclusão digital que podem ser financiados pelo governo do estado. A proposta das oficinas itinerantes, chamada de Caravana do Funk e da Cultura Digital, é ensinar como as populações de comunidades populares podem participar dos editais.

“A ideia é estimular as pessoas. Fazer com que elas acreditem que o edital é aberto o suficiente para que participem, e que não é só pra quem já está organizado ou tem experiência de captação de recursos”, disse Écio Salles, representante da Superintendência de Cultura e Sociedade da Secretaria de Cultura do estado.

Segundo Salles, no caso do funk, serão selecionados 25 projetos que vão receber R$ 20 mil, cada. As ideias de como promover o movimento podem estar dividas entre cinco categorias, como a de produção musical, circulação artística, audiovisual, comunicação e memória. “Acho que os projetos vão ser marcados pela inventividade e pela diversidade. O grande barato deste edital é que é capaz de atender todas as possibilidades de criação a partir do funk”, completou.

A universitária Jennifer Teixeira, cantora de funk há 6 anos, conseguiu melhorar financeiramente, levando a sua música para vários cantos do Rio de Janeiro e de outras capitais como Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Espírito Santo. Segundo ela, foi preciso muito esforço para vencer sozinha, e agora quer mostrar para outros artistas da Cidade de Deus que o sucesso é possível.

“Estou com um projeto que ajuda os artistas novos a se estruturarem para entrar no mercado, que é amplo. Dá para fazer show pelo Brasil todo e até no exterior. Muita gente tem talento e não tem oportunidade. Meu projeto é agenciar os artistas da comunidade, mas sem exploração. Geralmente o monopólio [principais produtores do movimento funk] pega 50% da renda destes artistas. No meu projeto a gente tira 30%, sendo que 20% volta para a comunidade, para construção de novos projetos ou cursos”, disse.

No caso do edital de Cultura Digital, a proposta é transformar as lan houses ou telecentros em espaços de criação. Os 20 projetos que serão selecionados e receberão, cada, R$ 30 mil. Eles devem prever iniciativas como, por exemplo, na área de reciclagem, com a reutilização de equipamentos eletrônicos descartados, o chamado lixo eletrônico, para, por exemplo, criar obras de arte e esculturas. Também serão financiadas ideias como a de uso de uma lan house como espaço para cursos, exposições e projeções ou ainda, uma oficina para produção de material audiovisual e de outras mídias.

Adriano Belizário, da Gerência de Cultura Digital da Secretaria de Cultura, declarou que é importante que o projeto considere a participação da população local e que envolva o uso de softwares livres. “É importante que sejam ações que não se encerrem nelas mesmas, mas que pensem, a longo prazo, como podem contribuir para que as lan houses ou telecentros se transformem em espaços de criação cultural e não só de acesso àinternet”.

Fonte: Jornal do Brasil
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos