Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmara dos Deputados estuda regras para implantação nas lan houses

Ir para baixo

03052010

Mensagem 

Câmara dos Deputados estuda regras para implantação nas lan houses Empty Câmara dos Deputados estuda regras para implantação nas lan houses




A Câmara dos Deputados estuda uma série de regras para manter a fiscalização nas lan houses. No Brasil, segundo o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação, 45% dos internautas dependem de lan houses para ter acesso à rede.

Uma comissão de deputados federais pretende estimular o uso desses estabelecimentos como centros de inclusão digital, com conteúdos sérios e educativos. Para o presidente da comissão, o deputado Paulo Teixeira, o primeiro passo seria acertar a situação da grande quantidade de lan houses que, hoje, não têm autorização para funcionar. “Pretendemos levar para a legalidade. Apenas 5% são legais”, comenta o deputado federal Paulo Teixeira.

A comissão também pretende estudar como resolver outro problema desses estabelecimentos. Uma pessoa que queira usar a internet para cometer algum tipo de crime encontra nas lan houses o ambiente ideal - porque, nelas, o criminoso consegue o anonimato. Entre o internauta e a internet, existe o provedor - empresa que vende a conexão. Toda vez que alguém acessa a rede mundial de computadores, o provedor registra essa operação com um número - é o IP, ou protocolo de internet.

Os sites em que a pessoa entra e os e-mails que ela manda armazenam esse número. É uma espécie de rastro do que o internauta faz. Se ele envia uma mensagem ameaçando alguém, ou com um programa espião para descobrir a senha do banco, uma investigação pode localizar o IP.

Se o computador for de uma lan house, por onde passam centenas de pessoas por dia, seria preciso registrar o nome e o horário em que os clientes usam cada computador. “Uma investigação bem feita consegue chegar à origem de onde foi cometido aquele crime. Ou seja, ao computador usado. Mas, se não tiver uma forma de identificar quem usou aquele computador, só vai chegar ao computador”, atesta o perito em crimes digitais Wanderson Castilho.

“Temos que trabalhar que o dono do negócio cuide da segurança do negócio”, aponta o deputado federal Paulo Teixeira. Alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, já têm leis que obrigam as lan houses a cadastrar todos os clientes. Mas, segundo o perito, falta fiscalização para que essas leis sejam cumpridas.

Fonte: Correio da Bahia
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos