Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Natal sedia encontro nacional de lan houses

Ir para baixo

27032010

Mensagem 

Natal sedia encontro nacional de lan houses Empty Natal sedia encontro nacional de lan houses




Natal foi o local escolhido para a realização de um Workshop Nacional de Lan Houses. Promovido pela Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID) o encontro teve o objetivo de orientar os donos de lan house sobre o bom uso desse espaço e discutir novas iniciativas para o negócio. De acordo com dados da ABCID o Rio Grande do Norte possui hoje 1.200 lan houses, dessas 350 estão em Natal. Entre os Estados do Nordeste, o RN é o que mais acessa a internet.

"Estamos encerrando a Semana de Inclusão Digital com esse evento, que buscou orientar os donos de lan houses do RN para transformá-los em agentes de cnscientização sobre o bom uso da internet. Além disso, queremos mostrar que as 'lans' não são apenas locais de diversão, são também pontos de educação digital", disse o diretor administrativo da ABCID, Rafael Maurício.

Outro ponto abordado no workshop foi a questão da legalização das lan houses. Estima-se que no Brasil existam 108 mil estabelecimentos de acesso a internet. Sendo que desse total, apenas 10% estão legais, os outros 90% estão em situação irregular. "A legislação brasileira prejudica os donos de lan houses que querem trabalhar na legalidade. Entre outras coisas, é exigido um cadastro de todos os usuários que utilizam a lan para poder identificar de onde partiu o suposto crime virtual. E caso esse cadastro não seja feito, o proprietário paga multa e no caso de um crime ser realizado pelo computador do seu estabelecimento, ele também é responsabilizado pelo delito", disse o presidente da ABCID, Mário Brandão.

Brandão disse ainda que existe um preconceito muito grande sobre esse tipo de estabelecimento. "As pessoas pensam que a maioria desses crimes, como pedofilia, é realizado em lan house. O que não é verdade, pois de cada 100 incidentes na internet, apenas 14,5% são em lan house, o restante é oriundo de computadoresresidenciais", explicou o presidente da ABCDI.

Questionado sobre uma decisão judicial que determina, entre outras coisas, que as lan houses fiquem a mais de 1km de distância de instituições de ensino, Mário Brandão disse que essa não é uma lei inteligente."As lans tinham que estar dentro das escolas e não distântes delas. Não podemos afastar a diversão das criança, temos é que juntar diversão e educação", falou Mário.

"Queremos orientar no sentido de transformar a lan house em uma ferramenta de conscientização. Educação, segurança, energia, legislação, código de conduta e pedofilia são os nossos principais pontos de debate", completou Rafael Maurício.

Fonte: Tribuna do Norte
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos