Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEGURANÇA X ASSALTOS

2 participantes

Ir para baixo

SEGURANÇA  X  ASSALTOS Empty SEGURANÇA X ASSALTOS

Mensagem por UEDAMA 19/8/2009, 19:21

Que tipo de segurança vocês estão utilizando em suas LAN HOUSES, quanto tem sido gasto para a compra de todos os equipamentos começando pelo KIT BÁSICO? Será que as câmeras tem inibido os assaltantes, será que devemos posicionar as câmeras mais aparente a todos que entram? Será que os clientes se constrageriam com isso ou se sentiriam mais seguros? Quem puder, conte-nos sua experiência!
UEDAMA
UEDAMA
Participativo
Participativo

Masculino Número de Mensagens : 28
Idade : 41
Localização : GUARULHOS
Nome de sua Lan House : LAN HOUSE UEDAMA
Ano da Abertura : 2008
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.uedama.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

SEGURANÇA  X  ASSALTOS Empty Re: SEGURANÇA X ASSALTOS

Mensagem por CAPSWAT 31/8/2009, 18:12

Olá Uedama, o assunto de segurança é fundamental, tanto que em alguns eventos relacionados às lanhouses e inclusive na Campus Party desse ano foi um dos temas de maior discussão de todos os participantes. Vou lhe contar algumas medidas que podem ser tomadas para "dificultar" a ação de bandidos em sua lan. Você vai ver que além de sistemas de segurança monitorados, boas práticas adotadas por nós donos de lans e por nossos fucionários são fundamentais. Uma coisa que você sempre deve ter em mente é que um ladrão ao querer assaltar a sua lan ou qualquer empreendimento ele primeiramente "estuda" a rotina do local. Analisa a entrada e saída de pessoas, verifica se o caixa costuma ficar com uma grande quantidade de dinheiro ( e tipo de dinheiro ), que tipo de atenção os funcionários estão tendo com os clientes e com os equipamentos, se existe uma preocupação em monitorar os ambientes internos e externos, Se os equipamentos de sua sua lan são fáceis de serem removidos ou não, se a localidade onde você se encontra atrai uma fuga rápida.
Em relação aos equipamentos da lan
Adotar medidas como:

  • Prender seus equipamentos dificultando a remoção
  • Prender teclados, mouses e fones
  • Instruir clientes a não deixarem objetos emcima das mesas ( celulares, câmeras, carteiras e semelhantes)
  • Cadastrar todos os clientes de sua lan. Infelismente muitos não fazem isso. Cliente não cadastrado não usa lan. Isso é Lei. Lei que veio para nos resguardar.
  • Não deixar somas de dinheiros no caixa. Ladrões tem preferência pelas notas. Muitos casos apontados mostram que na maioria das vezes as moedas são deixadas de lado. Mesmo que os clientes não gostem de receber moedas de troco, adote essa postura, passe moedas como troco, respeitando a regra de não deixar muitas no caixa. 50 moedas de R$1,00 são R$50,00 e isso chama a atenção mesmo sendo moedas. Faça sempre um recolhe pelo menos 3x ao dia.
  • No caixa evitar deixar volumes ou mesmo equipamentos de clientes a vista. CDS, DVDS, enfim tudo que seja de fácil acesso. Roubo ele pode ser anunciado armado, ou mesmo no momento em que vc for atender um cliente em uma máquina...
  • Andar pela lan visualizando o que os clientes estão fazendo tanto ligados aos equipamentos, ou não. Analisar as posturas de cada um é muito importante. Lembre-se, por lei você está permitido a monitorar qualquer atividade de qualquer cliente que esteja usufruindo de seu estabeleciemento.

Em relação à conduta de seus clientes e funcionários

  • Cadastro Obrigatório como sempre mediante apresentação do RG original ou carteira de motorista.
  • Instruir seus funcionários a acompanhar novos clientes. Dar sempre atenção é uma forma de inibição. Se o bandido se sentir a vontade como se ninguém estivesse prestando atenção as suas possíveis ações, será mais fácil para ele realizar o assalto bem como estudar o ambiente.
  • Sistemas de alarme monitorados, seguranças na entrada e no estabelecimento, boas práticas de fechamento da lan, tudo isso apenas ajuda a previnir, mas não significa que é a solução. Pesquise sobre seguros patrimoniais. As vezes compensa você fazer um seguro desse relacionando o valor de equipamentos, móveis e utensílios de sua lan. Para quem for cliente jurídico o Banco do Brasil fornece boas opções.
  • Conversas com fornecedores, amigos, clientes ou afins que envolvam dados ou valores referentes à sua lan é bom que seja " Off " sem que pessoas que não tenham necessidade de saber escutem sobre isso.

Lembre-se, quanto mais você puder dificultar sem denegrir a imagem da sua lan significa que vc vai reduzir as chances de um possível assalto.
E nunca em momento algum faça menção de reagir a um assalto. Herói bom é herói vivo que tem estórias para contar para seus netos, e não um herói morto. Wink
CAPSWAT
CAPSWAT
Iniciante
Iniciante

Masculino Número de Mensagens : 13
Idade : 47
Localização : São Paulo
Nome de sua Lan House : CAPSWAT LAN HOUSE
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 22/08/2009

http://www.capswat.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

SEGURANÇA  X  ASSALTOS Empty Re: SEGURANÇA X ASSALTOS

Mensagem por UEDAMA 31/8/2009, 20:22

Fico muito agradecido a Lan CAPSWAT, gostei muito do artigo, e que isso sirva de exemplo à todos que usam e lêem nossos artigos. A idéia é que participem mais, façam mais perguntas, não basta apenas copiar idéias, tem que criar também assim dificilmente nos faltará novidades e ficaremos sempre satisfeitos. Obrigada!
UEDAMA
UEDAMA
Participativo
Participativo

Masculino Número de Mensagens : 28
Idade : 41
Localização : GUARULHOS
Nome de sua Lan House : LAN HOUSE UEDAMA
Ano da Abertura : 2008
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.uedama.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

SEGURANÇA  X  ASSALTOS Empty Re: SEGURANÇA X ASSALTOS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos